1912-1914



A primeira equipa do nosso clube, conforme consta na Acta da Fundação
Em cima: Armando Armando Amâncio, António Borges da Silva e Virgílio Valentim
Ao meio: Alfredo Rosa "Setúbal", Artur Matos e Leonel Bento Alberto
Em baixo: Manuel Trigoso, José dos Reis Silva, Raul de Almeida, Joaquim Pacheco e Francisco Pereira


GUARDA-REDES

BORGES DA SILVA PAOLO CASTELLO?
DEFESAS
AMÂNCIO VIRGÍLIO
MÉDIOS
ALFREDO ROSA ARTUR MATOS
LEONEL B. ALBERTO  
AVANÇADOS
MANUEL TRIGOSO JOSÉ DOS REIS SILVA
RAUL DE ALMEIDAPACHECO
FRANC. J. PEREIRA FRANC. J. ROSA?
   

JOGOS E HISTÓRIA

O primeiro jogo após a fundação foi frente ao Sporting Clube Farense, que venceu. Desconhece-se o resultado exacto. Seguiram-se vários jogos com esse clube e com a Associação Académica de Faro, sucedendo-se vitórias e derrotas para os dois lados.

Nesses primeiros jogos, o Olhanense vestiu totalmente de branco, pois ainda não haviam sido compradas as camisolas vermelhas e pretas, confrome decidido na Acta de Fundação. O primeiro equipamento rubro-negro foi comprado num estabelecimento no Porto, por 11$750 réis, pagos pelo "capitão" Armando José Amâncio, que as ofertou ao grupo.

Em algumas publicações é referido que o guarda-redes italiano Paolo Castelo ofereceu o primeiro equipamento ao clube, mas tal não poderá não estar correcto (até porque o guarda-redes da equipa da fundação foi António Borges da Silva, sócio n.º 1 pela posição que ocupava em campo). Mas, efectivamente, existem relatos de Paolo Castello oferecer um conjunto de equipamentos oriundo de Itália, mas apenas em 1915, por altura do primeiro torneio oficial disputado pelo Olhanense, em Tavira, o "Campeonato do Algarve", organizado pela Liga de Educação Física.

Jogos conhecidos do nosso clube nesta altura:


1912 e 1913
Sem dados concretos, o primeiro jogo a seguir à fundação foi uma derrota com o Farense ou com
Associação Académica do Liceu de Faro e seguiram-se mais jogos com essas duas equipas, os adversários habituais, dada a proximidade geográfica.


1914
04/10/1914 FARENSE (em Olhão, Largo da Feira) 0-3

A União de Futebol de Faro surgiu neste ano (foram seus sócios fundadores as quatro principais equipas da capital: Associação Académica do Liceu de Faro, a Escola Normal Superior de Faro, o Sporting Clube Farense e, segundo alguns relatos, um quarto clube farense, o Boavista Futebol Clube, e segundo outros relatos um clube de Olhão, o Soldadores Futebol Clube), e terá organizado o primeiro campeonato do Algarve em 1914 ou 1915, com o Farense a sagrar-se campeão em primeiras categorias e a Escola Normal em segundas.
   
   

 

 



© 2016 - OLHANENSE.NET - Página não oficial sobre o S.C.O. / Unofficial Page about S.C.O.
Caso tenha alguma informação adicional, correção ou alteração a fazer sobre esta página, agradecemos que nos contacte através do endereço de e-mail abaixo
If you have any additional information, change or correction to make on this page , please contact us through the e-mail address bellow